NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Uma aplicação móvel que ajuda as crianças a memorizar o número de telefone dos pais, para que possam contactá-los em caso de emergência, é lançada hoje em 15 países, entre os quais Portugal
A ideia, desenvolvida pela Missing Children Europe, a federação europeia de organizações que combatem a exploração infantil, é que as crianças aprendam, através de "processo muito simples", o número de telefone dos pais, usando-o como código de desbloqueio do seusmartphone outablet, explicou à agência Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APDC), parceira da federação europeia na divulgação desta aplicação em Portugal.
"Hoje já não é normal aprender-se os números de telefone de cor, mas todas as crianças sabem o código de desbloqueio dosmartphone e, nesse sentido, a Missing Children Europe'teve esta iniciativa muito importante", disse a presidente da APDC, Patrícia Cipriano.
Esta iniciativa assume particular relevância no período de férias, porque há maior "trânsito de pessoas dentro da Europa", nomeadamente em Portugal, onde há muita movimentação de turistas", e, por vezes, "as crianças perdem-se e não sabem como contactar os pais", adiantou Patrícia Cipraino.
Segundo a mesmo responsável, o facto de as crianças saberem o contacto dos pais vai evitar "muitas aflições", porque imediatamente a polícia, a pessoa que está na praia, um vigilante ou outra pessoa vai poder ligar à família e dar a localização da criança em caso de estar perdida.
Sobre o funcionamento da aplicação, denominada Remumber, a federação europeia explica que, depois de instalada, basta digitar o número de telefone a memorizar e o dispositivo será bloqueado através do dispositivo.
As crianças vão memorizar o número gradualmente: os quatro primeiros dígitos têm que ser aprendidos de cor e, em seguida, os outros números a inserir são iluminados se a criança está bloqueada e precisa de uma pista.
Depois de a criança memorizar com sucesso todo o código, os pais são informados por e-mail e podem, em seguida, digitar um novo número para memorizar, deixar o número original ou desinstalar a aplicação, refere aMissing Children Europe.
A organização salienta também que a aplicaçãoRemumber: pode igualmente constituir "uma boa oportunidade para abordar a matéria da confiança e segurança" com as crianças e para "definir algumas diretrizes por acordo, especialmente pouco antes das férias.
A aplicação é lançada hoje em vários países, entre os quais a Bélgica, Itália, República Checa, Sérvia, Estónia, França, Áustria, Espanha, Grécia, Albânia, Irlanda, Hungria e Roménia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.