Sábado – Pense por si

Nada demove Trump: "Vamos mesmo construir um grande muro"

22 de julho de 2016 às 10:00
As mais lidas

O magnata Donald Trump aceitou oficialmente ser candidato à Presidência dos Estados Unidos, discursando durante 76 minutos na sessão de encerramento da convenção do Partido Republicano, em Cleveland

Trump já é o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos no papel e nada o demove: "Vamos mesmo construir um grande muro". "Juntos, vamos guiar o nosso partido de volta à Casa Branca, e vamos guiar este país de volta à segurança, à prosperidade e à paz. Seremos um país generoso e caloroso. Mas seremos também um país de lei e ordem", disse Trump nos primeiros momentos de um discurso que durou 76 minutos - o mais longo de um nomeado desde 1972 - onde reiterou a sua vontade de construir um muro na fronteira com o México e aproveitou para atacar a sua oponente nas eleições de Novembro, Hillary Clinton.

"O legado de Hillary Clinton não tem de ser o dos Estados Unidos. Os problemas que enfrentamos agora – pobreza, violência em casa, morte e destruição no estrangeiro – vão continuar sempre se mantivermos as mesmas políticas que os criaram", disse Trump, em Cleveland, no Ohio, referindo-se ao período em que Hillary foi secretária de Estado (2009-2013). 

Ainda no encerramento da Convenção Nacional do Partido Republicano, o magnata reiterou a intenção de construir um muro na fronteira mexicana, pago pelo México, para impedir a imigração ilegal. Também manifestou a intenção de expulsar dos Estados Unidos os 11 milhões de imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país. "Vamos construir um grande muro para pôr fim à imigração ilegal, para pôr fim aos gangues e à violência, para impedir a entrada da droga", afirmou Trump.

A aspirante democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, reagiu ao discurso em que o seu rival republicano, Donald Trump, aceitou a candidatura à Casa Branca, com esta frase no Twitter: "Somos melhores do que isto".