Sábado – Pense por si

Morreu Roman Herzog, ex-presidente da Alemanha

10 de janeiro de 2017 às 11:26
As mais lidas

Promoveu a reforma económica da Alemanha nos anos 1990 e insistiu na importância de lembrar o Holocausto

O ex-presidente alemão Roman Herzog, que promoveu a reforma económica da Alemanha nos anos 1990 e insistiu na importância de lembrar o Holocausto, morreu aos 82 anos. O atual presidente, Joachim Gauck, anunciou hoje a morte, sem dar pormenores.

Numa mensagem à viúva de Herzog, o presidente descreveu o ex-chefe de Estado como "uma personalidade distinta" que "defendia a prontidão para a reforma e ao mesmo tempo a preservação do que já fora tentado e testado".

Antes de ser eleito presidente, em 1994, quatro anos após a reunificação da Alemanha, Herzog foi juiz presidente do mais alto tribunal do país. Foi um dos primeiros líderes a abordar a resistência da Alemanha à reforma e a crescente estagnação económica no final dos 16 anos de mandato do chanceler Helmut Kohl.

Nessa altura, a Alemanha tinha taxas de desemprego de dois dígitos e o seu mercado de trabalho era considerado demasiado inflexível.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.