Sábado – Pense por si

Morreu Querubim Lapa

Artista plástico tinha 90 anos. Deixa-nos painéis de azulejo localizados em vários espaços públicos, desde estações do metropolitano a pastelarias

O artista plástico Querubim Lapa morreu hoje com 90 anos, disse à agência Lusa fonte familiar.

Segundo a mesma fonte, o corpo vai estar em câmara ardente a partir das 17h00 de terça-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Artista multidisciplinar, Querubim Lapa destacou-se como um dos principais ceramistas portugueses, com destaque para os vários painéis de azulejo localizados em vários espaços públicos da capital portuguesa.

Os trabalhos podem ser vistos na pastelaria Mexicana (na fotografia abaixo), na reitoria da Universidade Lisboa, na Avenida 24 de Julho, na estação Bela Vista do Metropolitano de Lisboa e no Banco de Portugal, pelo qual ganhou o prémio de azulejaria da Câmara Municipal de Lisboa.

A 10 de Junho de 2015, foi condecorado como Grande Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

"É uma referência histórica da cerâmica portuguesa na geração do após-guerra vinda a seguir a Jorge Barradas", afirmou à agência Lusa o professor José Augusto França.

"A última notícia que tive da sua obra foi, há poucos anos, a infeliz destruição da obra que realizou na antiga livraria do Diário de Notícias ao Chiado, perda patrimonial que deve ser moralmente recordada na altura de desaparição do artista", acrescentou.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres