Esta terça-feira, são esperados cerca de 300 tratores junto às sedes do Conselho e da Comissão.
Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, com a agenda marcada pela aprovação de ajudas aos agricultores em protesto, com mais uma manifestação do setor marcada para o exterior do edifício.
REUTERS/Yves Herman/File Photo
Na reunião, os responsáveis irão dar aval às medidas propostas pela Comissão Europeia para desburocratizar a Política Agrícola Comum (PAC), bem como a outras medidas já avançadas para melhorar os rendimentos dos agricultores e salvaguardar o setor na situação de crise que enfrentam.
Segundo fonte diplomática, os ministros, incluindo Maria do Céu Antunes, que representa Portugal na reunião, poderão fazer algumas correções técnicas, mas a substância das propostas permanecerá a apresentada pelo executivo comunitário.
O próximo passo, segundo a mesma fonte, passará por um procedimento formal com os eurodeputados, que o Parlamento Europeu deverá concluir na semana de 22 de abril (quando decorre a última sessão plenária da atual legislatura).
O Conselho dará a aprovação final logo após a 'luz verde' do hemiciclo.
O ministro da Agricultura da Ucrânia, Mykola Solskyi, irá participar no início da reunião, como convidado.
A par das medidas visando o auxílio aos agricultores, o setor mantém-se em protesto, tendo agendado, também para hoje, uma manifestação junto às sedes do Conselho e da Comissão, sendo esperados cerca de 300 tratores na zona.
Bruxelas tem vindo adotar medidas para ajudar os agricultores, como a redução da carga burocrática, a facilitação dos controlos, a criação de exceções ambientais e combatendo a concorrência desleal, entre outras.
Por toda a UE, incluindo em Portugal, registam-se protestos dos agricultores a pedir melhores condições para o setor e criticando as apertadas metas ambientais, que ainda assim visam maior sustentabilidade.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres