Sábado – Pense por si

Merkel sofre ataque de tremores durante cerimónia oficial com PR ucraniano

Angela Merkel, mostrou-se esta terça-feira instável e com tremores, enquanto recebia o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, numa visita oficial ao país.

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se esta terça-feira instável e com tremores, enquanto recebia o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, numa visita oficial ao país, situação que a própria atribuiu, mais tarde, ao calor e falta de hidratação.

As imagens de Merkel debaixo do sol, com sinais de fraqueza física e a segurar repetidamente as mãos para tentar aliviar os tremores, durante aproximadamente meio minuto e enquanto o hino alemão tocava, tornaram-se rapidamente assunto dos meios de comunicação alemães.

Após os hinos, Angela Merkel aparentava estar melhor, caminhando rapidamente com Zelenskiy para o interior da Chancelaria, parando apenas para cumprimentar a banda militar.

A chanceler alemã atribuiu os tremores a um suposto problema de desidratação.

"Eu estou bem, bebi pelo menos três copos de água, que aparentemente precisava, agora sinto-me novamente bem", indicou Merkel.

O Presidente ucraniano brincou com a situação afirmando que Merkel "estava totalmente segura" ao seu lado.

Merkel, que completará 65 anos em 17 de julho, chegou ao poder em 2005 e foi reeleita para um quarto mandato após as eleições gerais de 2017.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.