Sábado – Pense por si

Mais um detido por ligação a atentado em Londres

O jovem de 19 anos foi preso por suspeita de envolvimento na preparação de actos terroristas

Um jovem de 19 anos foi detido por suspeita de relação com o atentado do passado dia 3 na London Bridge, em que oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas, informou hoje a polícia da capital britânica.

O jovem, cuja identidade não foi divulgada, foi detido na noite de domingo em Barking, no este de Londres, por suspeita de envolvimento na preparação de actos terroristas, indicou a mesma fonte.

Detectives da unidade antiterrorista da Polícia Metropolitana de Londres fizeram hoje buscas ao domicílio onde foi feita a detenção e também a outra casa em Barking.

Com esta detenção, um total de sete homens permanecem detidos devido ao atentado, realizado por três homens que atropelaram com uma carrinha peões na Ponte de Londres e depois apunhalaram várias pessoas no Mercado de Borough.

Segundo revelou a polícia britânica no fim de semana, os três atacantes, que foram abatidos por agentes armados, tentaram alugar, sem êxito, um camião de grande porte, com o qual poderiam ter provocado um massacre ainda maior.

As forças de segurança acreditam que Khuram Shazad Butt, o jovem de 27 anos que consideram ser o líder do grupo, não pôde pagar o aluguer do camião de 7,5 toneladas com cartão de crédito e viu-se obrigado a optar por uma carrinha mais pequena.

Os outros dois atacantes foram identificados como Rachid Redouane, de 30 anos, e Youssef Zaghba, de 22.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.