NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Os ventos arrancaram telhados, levantaram casas pelas fundações, desfolharam árvores, derrubaram linhas de transporte de eletricidade.
Uma série de tornados tão próximos uns dos outros, que um pode atravessar o percurso de outro, atravessaram hoje os Estados do Ohio e Indiana, provocando um morto e 130 feridos, além de destruírem casas e fecharem escolas.
Estas tempestades fizeram parte das 55 que os meteorologistas afirmaram que, desde segunda-feira, atravessaram oito Estados.
Nas últimas semanas tem-se assistido a uma rara e elevada série de tornados nos EUA, sem que se vislumbre um fim.
Os ventos arrancaram telhados, levantaram casas pelas fundações, desfolharam árvores, derrubaram linhas de transporte de eletricidade e levantaram tantos detritos que eram visíveis nos radares.
Em Celina, Ohio, um octogenário, Melvin Dale Hannah, morreu devido a um carro estacionado ter sido projetado contra a sua casa, afirmou o autarca Jeffrey Hazel. "Há áreas que parecem mesmo uma zona de guerra", acentuou.
O governador do Ohio, Mike DeWine, declarou o estado de emergência em três condados, particularmente atingidos, autorizando os agentes estaduais a suspenderem os procedimentos habituais para as compras públicas, de forma a comprarem com rapidez água e geradores, por exemplo.
Relatórios colocados em linha pelo Centro de Previsões de Tempestades, no Serviço Meteorológico Nacional mostram que o Estado do Indiana teve 14 tornados, o Colorado 12 e o Ohio nove.
No Iowa foram relatados sete, no Nebraska cinco, no Ilinois quatro no Minnesota três e no Idaho um.
O dia de segunda-feira foi no 11.º consecutivo com pelo menos oito tornados ativos nos EUA, afirmou Patrick Marsh, meteorologista no Centro de Previsões de Tempestades. O último ano em que isso aconteceu foi em 1980.
Mais de meia centena de tornados nos EUA provocam um morto e 130 feridos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.