Sábado – Pense por si

Londres suspende programa de treino do exército birmanês

Londres suspendeu o seu programa de ajuda ao treino do exército birmanês devido à "violência contínua no estado de Rahkine" contra a etnia rohingya

Londres suspendeu o seu programa de ajuda ao treino do exército birmanês devido à "violência contínua no estado de Rahkine" e a "abusos dos direitos humanos", anunciou um porta-voz do Ministério da Defesa britânico.

"Decidimos suspender os cursos até que haja uma resolução aceitável da situação", disse o porta-voz acrescentando que foi pedido às forças armadas birmanesas que tomassem "as medidas necessárias para acabar com a violência na região de Rakhine e proteger todos os civis".

Perto de 421 mil pessoas de etnia rohingya fugiram da Birmânia em menos de um mês devido à violência contra esta minoria, segundo as Nações Unidas, que estimam que três mil entre as cerca 23.000 crianças refugiadas sofram de subnutrição aguda.

A Birmânia, onde mais de 90% da população é budista, não reconhece cidadania aos rohingya.

Mais de um milhão viviam em Rakhine, onde sofrem crescente discriminação desde o início da violência sectária em 2012, que causou pelo menos 160 mortos e deixou aproximadamente 120 mil pessoas confinadas a 67 campos de deslocados.