Sábado – Pense por si

Juno entra com sucesso na órbita de Júpiter

A sonda espacial conseguiu entrar em órbita à volta do maior planeta do sistema solar, naquele que era o instante decisivo da missão que começou há cinco anos

A sonda Juno entrou na órbitra de Júpiter esta terça-feira, cinco anos depois de ter iniciado a sua viagem rumo ao planeta. Com esta missão, a agência espacial norte-americana, NASA, pretende perceber as origens do maior planeta do sistema solar.

 

Main engine burn is go. I’m burnin', burnin', burnin' for you, #Jupiter. pic.twitter.com/b3SHm3Gphj

A nave, um observatório espacial não tripulado e movido a energia solar, foi capturada, conforme previsto pela gravidade do maior planeta do sistema solar, indicou o centro de controlo, que recebeu a confirmação do sucesso da operação pelas 04h53 (hora de Lisboa).

 

#ICYMI, our #Juno spacecraft is in Jupiter’s orbit! Confirmation was received at 11:53pm ET: https://t.co/2uqevTkJj4 pic.twitter.com/lUi1D5hlHH

A sonda Juno deslocou-se a uma velocidade de mais de 130.000 milhas por hora (209.200 quilómetros por hora) em direcção àquele que é considerado o planeta "rei" do sistema solar.

 

A entrada na órbitra de Júpiter era um momento chave porque se a sonda não fosse bem-sucedida, poderia passar por Júpiter e deixá-lo para trás, acabando assim uma missão de 15 anos a cerca de 540 milhões de milhas (869 milhões de quilómetros) da Terra.