Sábado – Pense por si

Juncker: "UE não vai renegociar o Acordo de Paris"

14 de junho de 2017 às 10:38
As mais lidas

O presidente da Comissão Europeia classificou a saída dos EUA do acordo como uma desilusão. Juncker acredita que esta decisão vai unir as outras nações

O presidente da Comissão Europeia assegurou esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que "a União Europeia não vai renegociar o Acordo de Paris" sobre o clima, apesar do abandono dos Estados Unidos, que classificou como uma desilusão.

"Os 29 artigos do acordo devem ser implementados e não renegociados. A acção climática não necessita de mais distracções. Passámos 20 anos a negociar, agora é tempo de agir, é tempo de implementar", declarou Jean-Claude Juncker, que foi ovacionado pelos eurodeputados.

Juncker disse que a UE está "desapontada" e "lamenta a decisão" da administração norte-americana liderada por Donald Trump de "abdicar da acção comum" no combate ao aquecimento global, mas sublinhou que a mesma "não significa o fim do Acordo de Paris".

Manifestou-se mesmo convicto de que a saída dos EUA "tornará o resto do mundo mais unido e determinado em trabalhar com vista à plena implementação" do "acordo histórico" assinado na capital francesa em 2015.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.