Sábado – Pense por si

IRS: Prazo termina mas nem todos receberão reembolso a tempo

PSD solicitou vários dados ao Governo sobre os pagamentos realizados até agora. No dia 29 faltava 4% dos contribuintes

Termina hoje o prazo legal para as Finanças transferirem os reembolsos do IRS devidos aos portugueses. Porém, até quinta-feira (28 de Julho) tinham sido processadas 96% das declarações de IRS e dadas ordens de reembolso no total de 2,25 mil milhões de euros. Apesar de terem passado meses desde a entrega da declaração, é pouco provável que os contribuintes que ainda não receberam o reembolso o obtenham na segunda-feira, dia 1: é que "entre a autorização do reembolso e a creditação na conta bancária do contribuinte decorrem cerca de quatro dias", indica o Ministério das Finanças.  

Aos 4% de contribuintes que faltam, correspondem 210 mil declarações de IRS. Porém, recorda oCorreio da Manhã, nem todos têm direito a reembolso.

Em Junho, Rocha Andrade, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, justificou a demora dos pagamentos com alterações nas regras fiscais.

Na sexta-feira, dia 29, o PSD anunciou que pediria vários dados ao Governo. Entre eles, o montante total já reembolsado em quatro datas de referência (30 de Abril, 31 de Maio, 30 de Junho e 31 de Julho dos anos de 2015 e de 2016); o montante por reembolsar em cada uma das datas; o valor médio por sujeito passivo/agregado que já foi reembolsado; e o número médio de dias decorrido entre a entrega da declaração e o pagamento do reembolso.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.