Sábado – Pense por si

Irregularidades na compra de próteses levam PJ a Santa Maria

Inspectores estiveram no gabinete do director do Serviço de Cirurgia Vascular. Ministério da Saúde pediu investigação a 416 processos

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas no Hospital de Santa Maria, relacionadas com o caso das próteses, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, este caso insere-se na investigação da PJ e do Ministério Público sobre fraudes detectadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A TVI avançou com a notícia que as buscas visaram no gabinete do director do Serviço de Cirurgia Vascular, estando em causa alegadas irregularidades na compra de próteses.

Em Julho, o Ministério da Saúde revelou que enviou para investigação nos últimos três anos 416 processos no âmbito do combate à fraude, que equivalem a um montante superior a 370 milhões de euros.

Segundo os números apresentados, entre Setembro de 2012 e maio de 2015 foram tratados e enviados para investigação 416 processos, num valor total de 372 milhões de euros.

Os 416 processos enviados para investigação entre 2012 e 2015 resultaram da análise sobre 330 prescritores de facturas, 140 prestadores de serviços e dois utentes.

Do total, Polícia Judiciária, Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e Inspecção-geral das Actividades em Saúde levantaram 60 processos.

O ministro da Saúde sublinhou que a fraude na saúde "retira uma quantidade significativa de recursos que podiam ser aplicados na parte assistencial e em mais investimento."

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.