Os negociadores "continuam em contacto" e "um conjunto de assuntos continuam pendentes" afirmou o primeiro-ministro irlandês através de um comunicado.
O governo da Irlanda afirmou nesta terça-feira que ainda há "assuntos pendentes" nas negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'), mesmo depois de Londres ter anunciado um compromisso a nível técnico com os negociadores de Bruxelas.
"As conversações entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido sobre um acordo de saída continuam em curso e ainda não terminaram", disse um porta-voz do vice-primeiro-ministro irlandês, citado num comunicado. Segundo o mesmo porta-voz do democrata-cristão Simon Coveney, os negociadores "continuam em contacto" e "um conjunto de assuntos continuam pendentes".
"Não vamos fazer mais comentários sobre informações avançadas pelos media. Estamos numa fase em que ainda não há acordo", insistiu a mesma fonte. Por sua vez, o porta-voz do primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar indicou que, até ao momento, Dublin não tinha sido "informado oficialmente" sobre o compromisso alcançado com Bruxelas.
Um porta-voz da primeira-ministra britânica Theresa May anunciou hoje à tarde que um esboço do acordo de saída do Reino Unido da UE tinha sido alcançado esta terça-feira em Bruxelas e que esse compromisso a nível técnico será avaliado na quarta-feira num Conselho de Ministros "para decidir os próximos passos".
"O Conselho de Ministros vai reunir-se às 14h00 horas de amanhã [quarta-feira] para apreciar o rascunho do acordo que as equipas negociadoras alcançaram em Bruxelas e para decidir os próximos passos", adiantou. A mesma fonte vincou ainda que os ministros "foram convidados a ler a documentação antes da reunião".
Momentos antes desta confirmação oficial do executivo liderado por Theresa May, os media ingleses e irlandeses noticiaram que Londres e Bruxelas tinham chegado a um compromisso técnico sobre o texto definitivo do tratado sobre a saída britânica do bloco comunitário. A estação pública irlandesa avançou que as duas partes tinham encontrado uma solução sobre o futuro da fronteira entre as duas partes da Irlanda, que tem sido o principal bloqueador das negociações do 'Brexit'.
O canal referiu que essa solução inclui uma salvaguarda para evitar o restabelecimento de uma barreira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República de Irlanda, após a saída do Reino Unido da UE. O Reino Unido vai deixar a UE em 29 de Março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos depois do referendo de 23 de Junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.
Irlanda lembra que ainda há "assuntos pendentes" no Brexit
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres