A vacinação irá decorrer no Centro de Ambulatório, utilizando 21 postos em simultâneo, e contará com o apoio do Voluntariado do Hospital de São João.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai proceder à inoculação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 a cerca de 4.100 profissionais de saúde no próximo fim de semana, anunciou hoje aquela unidade.
Em comunicado, o CHUSJ revela que o diretor do serviço de Doenças Infeciosas e primeiro vacinado contra a Covid-19 em Portugal, António Sarmento, "será simbolicamente o primeiro a receber a dose de reforço na instituição, no próximo sábado, pelas 08:30".
Durante o próximo fim de semana, e de forma a não prejudicar a atividade da instituição na resposta aos doentes, a operação da vacinação no CHUSJ irá envolver "uma equipa de mais de 80 profissionais daquela unidade de saúde, incluindo farmacêuticos, enfermeiros, médicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, técnicos de informática, assistentes técnicos, assistentes operacionais.
A vacinação irá decorrer no Centro de Ambulatório, utilizando 21 postos em simultâneo, e contará com o apoio do Voluntariado do Hospital de São João.
O início da inoculação do pessoal médico com a terceira dose de vacina contra a covid-19 estava previsto para hoje mas, segundo alerta do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), a maioria dos clínicos desconhece quando será vacinado.
"Começaram hoje, de facto, a serem convocados alguns, poucos, hospitais para o processo vacinação no fim de semana, nomeadamente no São João, no Santo António [no Porto], e mais um ou outro centro de saúde", adiantou o secretário-geral do SIM.
Jorge Roque da Cunha disse à Lusa que, "mais uma vez, e apesar dos apelos do Sindicato Independente dos Médicos e da Ordem dos Médicos, não foi cumprida a promessa" do Governo de que a vacinação dos profissionais de saúde se iniciaria hoje.
Em comunicado, o SIM saudou "a boa nova" do reforço da vacinação, mas manifestou "a sua preocupação com o aparente amadorismo e falta de planeamento que parece reinar", tendo em conta "o rápido inquérito" que efetuou junto de algumas instituições hospitalares e agrupamentos de centros de saúde de norte a sul, que indicou que "a maioria dos médicos desconhece quando, onde e como será vacinado".
Hospital São João vacina 4.100 profissionais com dose de reforço no fim de semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.