Sábado – Pense por si

Grupo de 20 evangélicos escapa a linchamento na Guatemala

300 pessoas preparavam-se para maltratar religiosos, por pensarem que eram delinquentes

Um grupo de 300 pessoas tentou linchar na segunda-feira 20 evangélicos que faziam turismo na Guatemala por pensarem que eram delinquentes.

A Polícia Nacional Civil disse em comunicado que os religiosos, entre os quais havia homens, mulheres e crianças, viajavam em dois veículos no município de Lanquín, no departamento nortenho de Alta Verapaz, quando um deles teve uma avaria.

Um dos ocupantes saiu do carro para apanhar uma peça que tinha caído, mas no local havia crianças que se assustaram ao pensarem que os iam sequestrar.

Nessa altura, uma das mães das crianças alertou os moradores e cerca de 300 pessoas cercaram os religiosos, todos membros da igreja Pérola de Cristo, que viajavam para fins recreativos para a estância turística de Semuc Champey.

As autoridades entretanto chegaram ao local e "através do diálogo" libertaram os evangélicos permitindo-lhes seguir viagem, de acordo com o comunicado.

Segundo um relatório da organização humanitária Grupo de Apoio Mútuo (GAM), entre 2008 e 2015 registaram-se na Guatemala 1.367 casos de linchamentos, com 305 mortos e 1.062 pessoas feridas.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.