Sábado – Pense por si

Greve de taxistas lança o caos em França

26 de janeiro de 2016 às 10:44
As mais lidas

Os aeroportos e as entradas na cidade de Paris foram bloqueadas. Em Marselha e Toulouse o trânsito também foi muito afectado

Uma greve de taxistas franceses contra o que consideram concorrência desleal de outros serviços, como os chamados veículos de aluguer com condutor, provocou hoje bloqueios e perturbações nalguns pontos-chave de acesso às cidades do país.

Desde o início da manhã que ocorreram incidentes entre os taxistas, que interromperam a circulação, e outros veículos, em Paris e nos arredores.

Um dos centros do protesto na capital foi a Porta Maillot (na imagem acima), junto ao Palácio de Congressos, onde desde as 7 horas (6 horas em Lisboa) centenas de táxis cortaram o acesso a partir da autoestrada que circunda a cidade.

Nos arredores dos dois aeroportos da cidade, Orly e Charles de Gaulle (na imagem abaixo), os manifestantes bloquearam, com os seus veículos, muitos acessos, o que gerou conflitos com outros condutores e com as forças de segurança.

As perturbações geradas pelos taxistas obrigaram também ao encerramento de duas linhas de metro em Toulouse.

Em Marselha, um cortejo de táxis organizado numa "operação caracol", a circular a velocidade muito reduzida, causou paragens na autoestrada e na entrada para a cidade.

Os grevistas franceses juntaram-se, assim, a taxistas de outros países, como Bélgica, Suíça, Espanha, Itália e Reino Unido, que também manifestarem as suas reivindicações e protestaram contra os veículos de aluguer com condutor.

A greve de hoje surge mais de seis meses depois de outra em que também se registaram vários incidentes.