NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O anúncio foi hoje feito através de comunicado pela Midas Filmes. O filme chega aos cinemas portugueses a partir no dia 31 de outubro.
O filme "Vitalina Varela", do realizador português Pedro Costa, conquistou o "Silver Hugo", prémio do júri do Festival de Cinema de Chicago, que está a decorrer nos Estados Unidos.
O anúncio foi hoje feito através de comunicado pela Midas Filmes, que recorda que o prémio do Festival de Cinema de Chicago acontece poucos dias depois de o filme "Vitalina Varela" vencer o grande prémio do Festival de Cinema de La Roche-su-Yon, em França.
Segundo o site oficial do Festival de Cinema de Chicago, o filme "Vitalina Varela" mereceu o prémio "Silver Hugo" por uma "visão arrebatadora e magistral entre o horror e o melodrama, a espiritualidade e o desespero".
O maior prémio do concurso internacional de longas-metragens foi atribuído ao filme francês "Portrait of a Lady on Fire", de Céline Sciamma, aclamado pelo júri como "um retrato da natureza consumidora do amor e da beleza da solidariedade feminina".
O filme "Vitalina Varela" teve estreia mundial em agosto passado, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os prémios Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina para a protagonista, que dá nome ao filme. Veja o vídeo que Vitalina Varela filmou em Locarno:
O filme, que chega aos cinemas portugueses a partir no dia 31, no circuito comercial, cineclubes e auditórios municipais, parte da história de uma mulher cabo-verdiana que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal.
Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral.
Pedro Costa conheceu Vitalina Varela quando rodava o filme anterior, "Cavalo Dinheiro", acabando por incluir parte da história dela na narrativa e dando-lhe agora protagonismo na nova obra cinematográfica.
Filme "Vitalina Varela" de Pedro Costa premiado em Chicago
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.