
Portugal candidata filmes "Listen" e "Ordem Moral" aos prémios Goya
Listen concorre à categoria de melhor filme europeu, enquanto Ordem Moral é o candidato a melhor filme ibero-americano.
Listen concorre à categoria de melhor filme europeu, enquanto Ordem Moral é o candidato a melhor filme ibero-americano.
Vitalina Varela, o filme, foi indicado como candidato à nomeação pela Academia Portuguesa de Cinema, no passado mês de dezembro, depois de Listen, de Ana Rocha de Sousa, inicialmente escolhido, ter sido excluído.
Os 15 nomeados para Melhor Filme Internacional serão anunciados no próximo dia 9 de fevereiro, em Los Angeles, cerca de um mês antes das restantes nomeações.
"Vitalina Varela" teve estreia mundial em agosto de 2020 no Festival de Cinema de Locarno onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.
O filme foi vetado por mais de metade do diálogo ser em inglês. Filme tinha sido escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema como candidato aos Óscares de 2021 na categoria de "Melhor Filme Internacional".
O filme foi o mais votado entre os membros da academia, numa escolha entre quatro filmes portugueses propostos a discussão.
Membros do júri ficaram "impressionados com a capacidade que Tolentino Mendonça demonstra ao divulgar a Beleza e a Poesia como parte do património cultural intangível da Europa e do mundo".
"Variações", de João Maia, baseado na vida de António Variações, está nomeado nas categorias de Melhor Argumento, Melhor Filme e Melhor Ator.
O festival de cinema independente do Porto escolheu o tema Identidades para a sua sexta edição, que viaja entre nomes como Cohen, Pedro Costa, Bruno Aleixo, Tarkovsky, Zé Pedro, Paulo Rocha ou Bergman. Até 1 de Dezembro.
O anúncio foi hoje feito através de comunicado pela Midas Filmes. O filme chega aos cinemas portugueses a partir no dia 31 de outubro.
O filme teve estreia mundial em agosto passado, no Festival de Cinema de Locarno onde arrecadou dois prémios
A última sessão no cinema Monumental, em Lisboa, antes de o edifício encerrar para remodelação, acontecerá no domingo com "Guerra e Paz", de King Vidor.
O realizador português, já premiado no festival por Cavalo Dinheiro, recebeu o prémio máximo do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça.
Protagonista do filme com o mesmo nome do realizador português Pedro Costa recebeu prémio paralelo ao Festival Internacional de Cinema de Locarno.
"Vitalina Varela", do realizador português, vai ser exibido, em setembro, no 57.º Festival de Cinema de Nova Iorque.
'Terra Franca', de Leonor Teles, sobre o quotidiano de um pescador, chega esta quinta-feira às salas.