Sábado – Pense por si

Fernando Santos eleito Personalidade do Ano 2016

O treinador campeão europeu disse estar grato pelo reconhecimento por parte da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal pelo seu trabalho

O seleccionador português, Fernando Santos, foi eleito a Personalidade do Ano – Martha de la Cal 2016 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. O treinador campeão europeu já reagiu ao prémio, tendo mostrado gratidão pelo reconhecimento por parte da imprensa internacional pelo seu trabalho.

O anúncio da escolha de Fernando Santos, que conduziu Portugal à conquista do título europeu de futebol em 2016, ocorreu durante a Festa de Natal da imprensa estrangeira, que se realizou esta segunda-feira na Câmara Municipal de Lisboa. A escolha é resultado de semanas de debates entre os jornalistas que, em Portugal, trabalham para órgãos de informação estrangeiros.

Fernando Santos, nascido em 1954, representou como jogador clubes como o Benfica, Marítimo e Estoril-Praia, clube no qual se estreou, anos depois de se ter retirado do futebol, como treinador.

 

Do Estoril rumou depois para o Estrela da Amadora, tendo ainda passagens em Portugal pelos três 'grandes', mas apenas no FC Porto se sagrou campeão.

 

Fernando Santos evidenciou-se ainda na Grécia, tendo treinado vários clubes naquele país e a própria selecção helénica, antes de voltar a Portugal para orientar a selecção lusa, a qual conduziu ao título europeu em França.

 

O prémio Personalidade do Ano constitui o reconhecimento da personalidade ou instituição portuguesa que mais se distinguiu ao dar a conhecer o nome de Portugal pelo mundo fora.

 

Instituído em 1990, quando a AIEP galardoou o guitarrista Carlos Paredes, o prémio já foi entregue a políticos, empresários, artistas, escritores, desportistas e instituições.

 

Nomes como Durão Barroso, António Guterres, Francisco Pinto Balsemão, Manoel de Oliveira, a fadista Mariza e Carlos do Carmo, o ator Joaquim de Oliveira e a desportista Fernanda Ribeiro, o escritor José Saramago, os Capitães de Abril, a Fundação Gulbenkian e a Fundação Champalimaud encontram-se entre os galardoados. Na última edição, em 2015, o vencedor foi o artista Alexandre Farto aka Vihls.

 

Fundada em 1978, a AIEP congrega cerca de 60 correspondentes estrangeiros que representam meios de comunicação de mais de 20 países.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres