Sábado – Pense por si

Extremistas do Daesh reivindicam ataques na cidade iraquiana de Kirkuk

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou a autoria de ataques suicidas cometidos esta sexta-feira em Kirkuk, no norte do Iraque

O auto-proclamado Estado Islâmico reivindicou a autoria de ataques suicidas cometidos esta sexta-feira em Kirkuk, no norte do Iraque, anunciou o grupo através da agência Amaq, uma organização associada aos extremistas islâmicos.

"As forças do Estado Islâmico atacaram a cidade de Kirkuk por todos os lados", refere o 'site' da Amaq na internet depois de um bombista suicida ter atacado o maior quartel da polícia da cidade.

Os extremistas do Estado Islâmico atacaram igualmente uma central de energia localizada na zona norte de Kirkuk.

De acordo com o relato de um correspondente da agência France Presse na cidade, dezenas de extremistas armados com granadas e espingardas de assalto tomaram posições em "vários bairros" de Kirkuk.

O correspondente da AFP refere ainda que viu nove homens armados "vestidos como afegãos" numa rua do bairro de Adan.

Entretanto, testemunhas citadas pela France Presse afirmam que viram hoje de manhã pequenos grupos de homens com armas a entrar em mesquitas e a tomar posições no interior de edifícios em várias zonas da cidade.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.