O aviso é do Serviço Europeu de Polícia. Especialistas também estão preocupados que a Líbia se torne "um trampolim" para o grupo terrorista
As redes terroristas como o grupo extremista Estado Islâmico estão a alterar as suas tácticas para atacar alvos na Europa, podendo vir a usar carros-bomba, advertiu hoje o Serviço Europeu de Polícia (Europol).
Os ataques jihadistas em estados membros da União Europeia ainda não envolveram "o uso de explosivos artesanais, comerciais ou militares em veículos armadilhados" como na Síria ou no Iraque, refere a Europol num relatório publicado em Haia.
Mas, "atendendo ao facto de que omodus operandi usado nos países do Médico Oriente tende a ser copiado por terroristas na Europa... é concebível que gruposjihadistas usem este meio em determinada altura", sustentou a agência.
Os responsáveis pelos ataques em Paris, há um ano, e em Bruxelas, em Março, quiseram usar esses meios até que a acção da polícia os fez mudar de planos, refere o relatório.
Os atentados de 13 de Novembro de 2015 em França causaram 130 mortos em Paris e em Saint-Denis (subúrbio a norte).
Na Bélgica, bombistas suicidas atacaram o aeroporto de Bruxelas e uma estação de metro perto da sede da União Europeia (UE) a 22 de Março, causando a morte de 32 pessoas.
O relatório de 14 páginas, uma actualização sobre os métodos e tácticas usadas pelo Estado Islâmico, também refere que especialistas em terrorismo estavam preocupados com a possibilidade de a Líbia, país dilacerado por conflitos, poder evoluir para um "segundo trampolim para o Estado Islâmico, pós-Síria, para ataques na UE e Norte da África.
Desde a revolta armada há cinco anos que retirou Kadhafi do poder, o país norte-africano tem sido assolado pela violência e instabilidade política.
"Peritos estimam que o Estado Islâmico comece a planear e a levar a cabo ataques a partir da Líbia, se chegar ao fim a fase actual, em que (grupos) estão sobretudo preocupados em tomar o território e livrar-se dos inimigos locais", disse.
As forças de segurança da Europa prenderam 667 suspeitos de actividades jihadistas em 2015, acrescentou o relatório.
Europa: Tácticas do Estado Islâmico podem incluir carros-bomba
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.