Sábado – Pense por si

Estrelas do desporto automóvel despedem-se de Jules Bianchi

O funeral do piloto francês deu-se em Nice, na Catedral de Sainte Reparate

Várias personalidades do desporto motorizado marcaram hoje presença na última despedida ao piloto francês Jules Bianchi, falecido na última sexta-feira, dia 17 de Julho, após nove meses em coma devido a um acidente no Grande Prémio do Japão de Fórmula 1.

Numa cerimónia privada, que decorreu na Catedral de Sainte Reparate, em Nice, pilotos de várias gerações, como Alain Prost, o actual campeão do mundial Lewis Hamilton ou Nico Rosberg marcaram presença no funeral do ex-piloto da Marussia.

Além de familiares e pilotos mais jovens, na cerimónia estiveram também presentes Jean Todt, actual presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Christian Estrosi, presidente da câmara municipal de Nice e Thierry Braillard, secretário de Estado dos desportos franceses.

Bianchi faleceu aos 25 anos, depois de nove meses em coma na sequência de um despiste no Grande Prémio do Japão, no Circuito de Suzuka. Sob condições atmosféricas adversas, devido à chuva e reduzida visibilidade, o francês, que conduzia o Marussia número 17, colidiu com uma grua que retirava o Sauber acidentado do alemão Adrian Sutil da gravilha.

O piloto foi de imediato transportado para o hospital de Mie, no Japão, no qual foi operado às graves lesões na cabeça, ficando desde esse dia em coma, estado do qual nunca chegou a recuperar.