NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Donald Trump encara os avanços e modelo de baixo custo da DeepSeek como uma "chamada de atenção" para a indústria de IA dos EUA.
O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos está a investigar as potenciais implicações da aplicação chinesa de modelos de inteligência artificial generativa (IA) DeepSeek R-1, que disse continuar a sofrer ataques maliciosos.
A secretária de imprensa da Presidência dos Estados Unidos, Karoline Leavitt, disse na terça-feira, na sua primeira conferência de imprensa, que tinha discutido pessoalmente o assunto com o Conselho.
A porta-voz disse ainda que Donald Trump encara os avanços e modelo de baixo custo da DeepSeek como uma "chamada de atenção" para a indústria de IA dos EUA, mas que o Presidente continua confiante de que o país "voltará a deter o domínio".
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
A aplicação chinesa de modelos de inteligência artificial generativa (IA) DeepSeek R-1 manteve hoje a limitação aos novos registos de utilizadores, após três dias consecutivos de "ataques maliciosos em grande escala".
Depois de terem sofrido "grandes interrupções" durante mais de uma hora na segunda-feira e durante cinco minutos na terçafeira, os serviços da empresa acumularam hoje mais de nove horas de operação afetada.
"Na sequência de ataques maliciosos em grande escala contra os serviços DeepSeek, limitámos temporariamente os registos para garantir a continuidade do serviço. Os utilizadores existentes podem iniciar sessão normalmente. Obrigado pela sua compreensão e apoio", disse a aplicação no seu portal na Internet.
A plataforma garantiu que já identificou o problema, implementou uma alteração no sistema e está "atenta a quaisquer potenciais problemas".
Os serviços web e as interfaces de programação de aplicações estão a funcionar com "um desempenho degradado", admitiu a DeepSeek.
Na segunda-feira, a aplicação liderou a tabela de descargas na App Store, tanto na China como nos Estados Unidos, batendo o popular ChatGPT.
Sam Altman, o líder da OpenAI, empresa que detém o ChatGPT, disse na segunda-feira à noite que o novo modelo do DeepSeek é impressionante, "especialmente tendo em conta o que conseguem entregar pelo preço".
O modelo DeepSeek-R1, lançado a 20 de janeiro, é, de acordo com o criador, comparável ao modelo o1 da OpenAI na resolução de problemas matemáticos, programação e inferência de linguagem natural.
A ferramenta de código aberto teve um impacto significativo na comunidade internacional de programadores e no setor tecnológico devido à sua eficiência e baixo custo.
Após as notícias, as ações do conglomerado norte-americano de semicondutores Nvidia caíram 17% em Wall Street na segunda-feira.
A perda de capitalização bolsista da Nvidia foi de 589 mil milhões de dólares (564 mil milhões de euros), equivalente a duas vezes o valor do produto interno bruto de Portugal em 2023.
Esta perda é uma das piores alguma vez registada na praça bolsista nova-iorquina e levou a Nvidia a perder o estatuto de empresa com a maior capitalização mundial.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro