Sábado – Pense por si

Estados Unidos defendem que cessar-fogo reduziu violência na Síria

O secretário de Estado John Kerry disse esta quinta-feira que o cessar-fogo que está a ser implementado na Síria conseguiu "reduzir a violência em torno de 85 ou 90 por cento"

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse hoje que o cessar-fogo que está a ser implementado na Síria conseguiu "reduzir a violência em torno de 85 ou 90 por cento".

Kerry também observou que essa queda na violência "permitiu autorizar o regresso, pela primeira vez, do fluxo de ajuda humanitária" para algumas povoações sírias.

No final de Junho de 2014, o grupo radical Estado Islâmico (EI) proclamou um califado na Síria e no Iraque, tendo conquistado partes do norte e do centro dos dois países.

John Kerry fez as declarações no início de uma reunião com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov, transmitido ao vivo na televisão, num dia que também deve se reunir com o Presidente russo, Vladimir Putin.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.