No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na próxima terça-feira, 18, são gratuitas as entradas em 25 Museus, Monumentos e Palácios, sob a égide da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), divulgou hoje este organismo.
David Cabral Santos
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é uma iniciativa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), cujo tema é "Património em Mudança", expressando a sua preocupação pela "emergência climática", como já o tinha referido em 2020.
"O património transforma-nos e, simultaneamente, ajuda-nos a adaptarmo-nos a um mundo em constante mutação. Exemplo disso são os monumentos e edifícios históricos que se apresentam como modelos de boas práticas de sustentabilidade e inovação para o desenvolvimento de novas soluções arquitetónicas adaptadas às alterações climáticas, ou até no uso de recursos locais, reduzindo desta forma a pegada de carbono com a exportação de materiais", afirma a DGPC em comunicado.
Sob este mote pretende o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), que promove a iniciativa, "transmitir ao público que o conhecimento e as práticas tradicionais, assim como a versatilidade do património cultural podem fazer parte das soluções face a um mundo em mudança", propondo "sensibilizar o público para a diversidade, a capacidade de resiliência, a inovação e a contemporaneidade do património cultural e, simultaneamente, apelar à sua salvaguarda e divulgação".
Na terça-feira de manhã realiza-se o encontro "Património e Mudança", organizado pela DGPC em colaboração com o ICOMOS, no Instituto Universitário de Lisboa, que conta com a participação da subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, e da presidente do ICOMOS-Portugal, Soraya Genin.
Em Portugal, as atividades a desenvolver entre a próxima terça-feira e o domingo seguinte, 23 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que ascendem já a perto de três centenas, na maioria visitas orientadas, guiadas e temáticas, estão disponíveisaqui.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro