NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na próxima terça-feira, 18, são gratuitas as entradas em 25 Museus, Monumentos e Palácios, sob a égide da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), divulgou hoje este organismo.
David Cabral Santos
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é uma iniciativa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), cujo tema é "Património em Mudança", expressando a sua preocupação pela "emergência climática", como já o tinha referido em 2020.
"O património transforma-nos e, simultaneamente, ajuda-nos a adaptarmo-nos a um mundo em constante mutação. Exemplo disso são os monumentos e edifícios históricos que se apresentam como modelos de boas práticas de sustentabilidade e inovação para o desenvolvimento de novas soluções arquitetónicas adaptadas às alterações climáticas, ou até no uso de recursos locais, reduzindo desta forma a pegada de carbono com a exportação de materiais", afirma a DGPC em comunicado.
Sob este mote pretende o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), que promove a iniciativa, "transmitir ao público que o conhecimento e as práticas tradicionais, assim como a versatilidade do património cultural podem fazer parte das soluções face a um mundo em mudança", propondo "sensibilizar o público para a diversidade, a capacidade de resiliência, a inovação e a contemporaneidade do património cultural e, simultaneamente, apelar à sua salvaguarda e divulgação".
Na terça-feira de manhã realiza-se o encontro "Património e Mudança", organizado pela DGPC em colaboração com o ICOMOS, no Instituto Universitário de Lisboa, que conta com a participação da subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, e da presidente do ICOMOS-Portugal, Soraya Genin.
Em Portugal, as atividades a desenvolver entre a próxima terça-feira e o domingo seguinte, 23 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que ascendem já a perto de três centenas, na maioria visitas orientadas, guiadas e temáticas, estão disponíveisaqui.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.