Sábado – Pense por si

Detido homem que incendiou a própria casa

As autoridades indicam que o indivíduo terá posto uma botija com gás na sua sala, onde ateou fogo e colocou familiares em perigo

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem de 39 anos, suspeito de crime de incêndio, por ter posto fogo à sua própria habitação, na freguesia de Buarcos, Figueira da Foz.

 

Em comunicado, a Directoria do Centro da PJ refere que o homem "colocou uma botija com gás na sua própria sala, cortou a mangueira, abriu o gás e ateou o fogo", mas as chamas acabariam por ser apagadas por familiares do detido.

 

"O incêndio colocou em grave perigo a integridade física de terceiros e a habitação por cima da sua", refere a PJ, adiantando que o perigo "foi afastado" pela intervenção dos referidos familiares.

 

O incêndio ocorreu no princípio de Julho, na rua Vale de Emide, em Buarcos e, na ocasião, as duas corporações de bombeiros da Figueira da Foz deslocaram para o local diversos meios. A rua chegou a estar cortada ao trânsito, mas os bombeiros limitaram-se a ventilar a habitação afectada, constatou a Lusa no local.

 

Segundo a PJ, o detido foi presente a tribunal e ficou obrigado a apresentações às autoridades duas vezes por semana.

 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.