Há dois distritos onde outro supermercado "ganha". Também foram analisadas as compras online
Os supermercados Continente regressaram ao primeiro lugar no estudo anual comparativo de preços da DECO, sendo os mais baratos em 16 dos 18 distritos do continente analisados.
"Desta vez, a grande novidade é o regresso do Continente ao primeiro lugar, após anos de ausência", destaca a associação para a defesa dos direitos dos consumidores DECO, na edição de Julho/Agosto da revistaProteste, explicando que esta cadeia destrona a concorrência e se assume campeã dos preços em todos os distritos do território continental, excepto no Porto e Setúbal, onde os hipermercados Jumbo continuam a ser imbatíveis nos preços.
O mesmo acontece na Madeira, onde a cadeia Novo Super se destaca entre as demais, enquanto nos Açores se continua a assistir ao sucesso da insígnia Continente Modelo, embora acompanhada de muito perto pelas restantes rivais.
Para eleger as lojas mais baratas em cada região, a Deco usou dois cabazes, um com 92 produtos de marcas de fabricante e outro com alguns destes produtos substituídos pelas marcas mais baratas disponíveis em cada loja.
Da análise, a Deco concluiu que a competitividade do Continente e do Continente Modelo se acentuou este ano, empurrando para baixo todas as outras marcas do retalho, enquanto o Jumbo se manteve a uma distância média de 4% para os dois cabazes analisados e as restantes cadeias tiveram uma diferença de preços para os dois cabazes que ultrapassou sempre os 10 por cento.
Nos produtos de mercearia e drogaria, Continente e Jumbo surgem lado a lado na liderança dosrankingsde preços baixos, mantendo-se o Lidl a uma distância inferior a 10%, algo não conseguido pelo Minipreço, Intermarché Super e Pingo Doce.
Já nos frescos, nenhuma das marcas conseguiu bater a liderança do Continente e do Continente Modelo.
O estudo da Deco abordou ainda as comprasonlinea sitescomo os do Jumbo, Continente, Intermarché, El Corte Inglés e Froiz, concluindo que o Jumbo se destaca como o mais barato e a loja online do Continente como a mais cara na análise.
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