Os restos mortais de Fidel Castro foram hoje depositados em Santiago de Cuba (leste), berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-presidente
O funeral de Fidel Castro começou hoje em Santiago de Cuba (leste), pelas 7h (12h em Lisboa) com 21 salvas de artilharia, pouco depois da chegada ao cemitério de Santa Ifigenia do cortejo fúnebre com as cinzas doComandante, que governou a ilha sem partilha durante quase meio século.
À entrada do cemitério, uma multidão de vários milhares de pessoas gritou "Viva Fidel" à passagem da urna com as cinzas, envolta na bandeira cubana e protegida por uma caixa de vidro.
O funeral é apenas para a família e alguns dignitários cubanos e estrangeiros, a imprensa estrangeira é mantida à distância e a televisão estatal não transmite a cerimónia, que o presidente Raul Castro, que sucedeu ao irmão em 2006, designou de "simples".
Os restos de Fidel serão enterrados ao lado do mausoléu de José Marti, pai da independência de Cuba, num cemitério em que estão enterrados outros heróis nacionais.
No sábado, Raul Castro jurou, diante das cinzas do seu irmão, "defender a pátria e o socialismo", adiantando que Fidel "demonstrou que isso é possível".
"Podemos derrubar todos os obstáculos, ameaças, sobressaltos na nossa determinação em construir o socialismo em Cuba", declarou.
Raul Castro também anunciou que o nome e a figura de Fidel não vão ser utilizados em lugares públicos, ruas ou praças, nem serão erigidos em sua memória monumentos, bustos ou estátuas, por desejo expresso do falecido líder revolucionário.
"O líder da revolução rejeita qualquer tipo de manifestação de culto à personalidade e manteve essa atitude até às suas últimas horas de vida", disse num discurso de homenagem ao seu irmão, realizado na cidade de Santiago de Cuba.
Cuba: Cinzas de Fidel Castro depositadas no cemitério
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.