A partir de domingo, quem viajar de Portugal para a Roménia terá de ter a vacinação completa ou cumprir 14 dias de quarentena.
A Roménia colocou esta sexta-feira Portugal, Espanha, Países Baixos e Chipre na "lista vermelha" e vai exigir, a partir de domingo, que quem viaje a partir desses países tenha vacinação completa ou cumpra 14 dias de quarentena.
As novas restrições determinadas pelo Governo de Bucareste aplicam-se devido ao facto de os quatro países terem registado, nos últimos dias, incidências de infeções superiores à da Roménia.
Além dos quatro países pertencentes à União Europeia (UE), a Roménia também colocou Andorra na mesma lista.
Segundo o Portal das Comunidades Portuguesas, ficam isentas da quarentena as pessoas vacinadas ou que passaram 10 dias da data da finalização do esquema completo de vacinação - comprovado através do Certificado Digital Covid UE ou com o documento da vacinação emitido pela unidade médica.
Também terão permissão de entrada naquele país os que tenham sido confirmados 'positivos' para a infeção do vírus SARS-CoV-2 nos 180 dias anteriores à entrada na Roménia, que tenham passado pelo menos 14 dias do dia da confirmação, e as pessoas que permanecem no território romeno por um período inferior a 72 horas e apresentam à entrada na Roménia um teste RT-PCR negativo feito com máximo 72 horas antes do embarque.
Segundo dados oficiais locais, a Roménia está atualmente com um dos menores índices de contágio da UE, com três casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse, divulgado quinta-feira.
Covid-19: Roménia inclui Portugal na "lista vermelha"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.