Sábado – Pense por si

Covid-19: Hospitais do Centro voltam a registar descida no número de internamentos

05 de fevereiro de 2021 às 15:24
As mais lidas

De acordo com a ARSC, às 23:59 de quinta-feira os hospitais da região Centro contabilizavam 1.219 internados em enfermaria, menos 32 do que na segunda-feira, e 160 em UCI.

O número de doentes com covid-19 internados nas enfermarias dos hospitais da região Centro voltaram a descer na quinta-feira pelo segundo dia consecutivo, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

O mesmo relatório aponta, no entanto, para um aumento de 26 novos doentes em unidades de cuidados intensivos.

De acordo com a ARSC, às 23:59 de quinta-feira os hospitais da região Centro (sem incluir o Hospital de Ovar) contabilizavam 1.219 internados em enfermaria, menos 32 do que na segunda-feira, e 160 em unidades de cuidados intensivos.

A taxa de ocupação era, ao final do dia de quinta-feira, de 88% e 89%, respetivamente.

Segundo os dados da ARSC, naquele dia registaram-se 105 altas médicas nas enfermarias, duas nos cuidados intensivos e 31 óbitos em ambiente hospitalar.

O relatório adianta ainda que no setor privado, social, militar e estruturas de apoio de retaguarda encontram-se internados 88 doentes com covid-19, mais 13 do que na quarta-feira, e 96 não covid-19, menos dois.

Na lista das unidades com maior ocupação em enfermarias está à cabeça a Unidade Local de Saúde da Guarda (97%), seguindo-se o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (95%) e o Centro Hospitalar e Universitário da Cova Beira (94%).

Nas unidades de cuidados intensivos, a situação mais preocupante em termos de ocupação verifica-se no Centro Hospitalar de Leiria (95%), seguida da Unidade Local de Saúde da Guarda (94%) Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (92%) e Centro Hospitalar de Tondela-Viseu (91%).

A situação menos grave verifica-se no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com uma ocupação de 71% em enfermaria e 80% em unidades de cuidados intensivos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.740 pessoas dos 755.774 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.