Sábado – Pense por si

Costa do Marfim: abatidos seis terroristas

Várias pessoas morreram num ataque da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico em Grand-Bassam, uma estância balnear no país

As forças de segurança da Costa do Marfim abateram seis terroristas, após o ataque na estância balnear que matou várias pessoas. O ministro do Interior, Hamed Bakayoko, disse na televisão estatal que três hotéis tinham sido atacados. "As forças de segurança e de defesa intervieram imediatamente e conseguiram neutralizar seis terroristas", afirmou. O ataque foi reivindicado pela Al-Qaeda no Magrebe Islâmico. 

O presidente do país, Alassane Ouattara, afirmou que 14 civis e dois polícias foram mortos pelos terroristas. 

Os frequentadores dos hotéis de Grand-Bassam, a cerca de 40 quilómetros de Abidjan, são maioritariamente expatriados e turistas ocidentais.

"Nós estávamos na praia e apercebemo-nos dos disparos e vimos as pessoas a fugirem. Nessa altura demo-nos conta de que se tratava de um ataque", disse à AFP Braman Kinda, que mostrou uma fotografia onde também se viam sete cadáveres, dois dos quais mulheres, tombados na areia.

Entretanto, várias pessoas presentes no local disseram aos meios de comunicação locais que os assaltantes gritaram "Allahu Akbar (Alá é Grande)", pelo que se admite tratar-se de uma acção terrorista de um grupo de extremistas islâmicos.

Unidades das forças especiais da Costa do Marfim e a polícia foram enviados para o local onde se encontram a retirar os feridos, assim como os trabalhadores e clientes dos hotéis vizinhos.