Sábado – Pense por si

Correios austríacos multados em 9,5 milhões de euros em processo de proteção de dados

A Österreichische Post AG já foi multada em 18 milhões de euros em 2019 por ter usado dados demográficos para atribuir tendências políticas a cerca de 2,2 milhões de austríacos e vender a informação a partidos.

A empresa Correios da Áustria foi multada em 9,5 milhões de euros num processo sobre proteção de dados de clientes, após uma outra sanção em 2019 por vender a partidos informações sobre milhões de austríacos.

A nova multa, comunicada esta terça-feira pelo Gabinete de Proteção de Dados, foi qualificada de "incompreensível" pelo advogado dos correios, Stefan Prochaska, segundo a agência APA.

A empresa indicou em comunicado que agora está a ser sancionada porque os clientes também devem ter a possibilidade de fazer por correio eletrónico consultas sobre os seus direitos de proteção de dados e não apenas através de um formulário no 'site', do atendimento a clientes e por carta.

Prochaska argumentou que o uso de formulários não representa um impedimento para o cliente, mas antes facilita a comunicação e a empresa anunciou que vai recorrer desta sanção.

A Österreichische Post AG, antiga empresa pública da qual o Estado austríaco ainda conserva 52,8% das ações, já foi multada em 18 milhões de euros em 2019 por ter usado dados demográficos para atribuir tendências políticas a cerca de 2,2 milhões de austríacos e vender a informação a partidos.

A nota hoje divulgada indica que essa multa foi anulada e que ainda está pendente uma decisão judicial definitiva.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.