NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Vai ser feita uma "convocação local" para todos aqueles que estão à espera da segunda dose há pelo menos oito semanas, informou Gouveia e Melo.
As pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão aguardar pela receção de um SMS ou telefonema de agendamento da segunda dose, disse hoje à Lusa uma fonte da 'task force'.
A agência Lusa questionou hoje a 'task force' para o plano de vacinação sobre se já começaram a chamar as pessoas para receber a segunda dose desta vacina, depois de a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, ter anunciado na quinta-feira que iam iniciar a convocação destas pessoas devido ao encurtamento do intervalo entre as duas tomas de 12 para oito semanas.
Em resposta, a fonte afirmou por escrito que "o plano de vacinação está a ser adaptado de forma a cumprir com o intervalo entre doses recomendado" na norma divulgada na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde.
Como tal, adiantou, "as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão aguardar pela receção de um SMS ou telefonema de agendamento da segunda dose".
A atualização da norma nº 003/2021 da DGS altera o período de intervalo entre doses da vacina Vaxzevria, conhecida como Astrazeneca.
Com esta alteração, o período entre doses passa de 12 semanas para um período de oito a 12 semanas, sendo atualmente recomendado o intervalo de oito semanas, de forma a garantir a mais rápida proteção conferida pelo esquema vacinal completo de Vaxzevria, perante a transmissão de novas variantes, refere a 'task force' na resposta escrita enviada à Lusa.
"O plano de vacinação contra a Covid-19 encontra-se em permanente atualização e adaptação de forma a maximizar a eficiência do processo, mas cumprido sempre com as normas e orientações da DGS", sublinha.
Na terça-feira, o vice-presidente da Comissão Europeia para vacinação, Margaritis Schina, reafirmou em entrevista à RTP que 14 de julho será a data em que a Europa pode alcançar a imunidade de grupo.
Questionada se acha esta meta possível, a 'task force' afirmou que "o conceito de imunidade de grupo é um conceito mais complexo e que tem a ver com outros fatores para além da vacinação".
"Neste caso, a 'task force' apenas se poderá pronunciar sobre o objetivo de alcançar 70% da população portuguesa vacinada. Esta meta, que à data de hoje se estima que possa vir a ser alcançada em início de agosto, tem sempre de ser revista e atualizada em função da disponibilidade de vacinas", salientou.
Segundo o último relatório da DGS, mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina, o equivalente a 42% da população, e quase 2,6 milhões (25%) têm a vacinação completa.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, já morreram em Portugal 17.061 pessoas dos 862.926 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Centros de vacinação vão chamar quem ainda não tomou 2.ª dose da AstraZeneca
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.