Sábado – Pense por si

Capital do Daesh na Síria em estado de emergência

14 de maio de 2016 às 10:38
As mais lidas

Os extremistas do auto-proclamado Estado Islâmico estão em estado de emergência perante a possibilidade de Raqqa ser atacada por uma ofensiva terrestre

A capital de facto do grupo que se designa por Estado Islâmico na Síria, Raqqa, está em estado de emergência perante a possibilidade de ser atacada por uma ofensiva terrestre, afirmou este sábado um porta-voz do Pentágono.

Em tele-conferência a partir de Bagdade, o porta-voz da missão norte-americana contra aquele grupo, Steven Warren, afirmou: "Temos visto uma situação de emergência em Raqqa".

Na sua opinião, o grupo sente-se ameaçado e já viu as manobras das Forças Sírias Democráticas e da coligação internacional liderada pelos EUA para bombardear as suas posições.

Warren adiantou que o grupo está a reposicionar postos de combate e milicianos, porque considera que "algo lhe vai cair em cima".

A situação de confusão em Raqqa pode ser aproveitada pelos EUA para, com recurso a aparelhos não tripulados (drones) e espionagem, avaliar o poderio militar do grupo na cidade e procurar os seus líderes.

A sorte grande para os norte-americanos seria a cabeça de Abu Bakr al Bagdadi, líder do grupo, do qual se admite que esteja escondido em Raqqa ou nos arredores.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.