Sábado – Pense por si

Bomba recolhida por embarcação da Nazaré foi detonada no mar

27 de fevereiro de 2017 às 14:57
As mais lidas

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi hoje recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros

Uma bomba em elevado estado de corrosão, recolhida esta segunda-feira por uma embarcação de pesca que navegava ao largo da Nazaré, foidetonada a cerca de mil metros da costa.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]". Antes de ter sido detonada, a bomba foi transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.

A bomba foi pescada pelo arrastãoMar Salgado, quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré", e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que "foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros".

No fim, com a ajuda da embarcação que a recolheu, o Porto da Nazaré detonou a bomba no mar, a cerca de mil metros da costa. "A operação correu com sucesso. A embarcação "Mar Salgado" colaborou connosco porque era mais seguro não movimentar muito mais a bomba. Saíram para o mar para uma posição pré-definida e a embarcação retirou-se, ficando só elementos das autoridades", revelou o comandante do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho. 

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.