Sábado – Pense por si

Bomba recolhida por embarcação da Nazaré foi detonada no mar

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi hoje recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros

Uma bomba em elevado estado de corrosão, recolhida esta segunda-feira por uma embarcação de pesca que navegava ao largo da Nazaré, foidetonada a cerca de mil metros da costa.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]". Antes de ter sido detonada, a bomba foi transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.

A bomba foi pescada pelo arrastãoMar Salgado, quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré", e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que "foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros".

No fim, com a ajuda da embarcação que a recolheu, o Porto da Nazaré detonou a bomba no mar, a cerca de mil metros da costa. "A operação correu com sucesso. A embarcação "Mar Salgado" colaborou connosco porque era mais seguro não movimentar muito mais a bomba. Saíram para o mar para uma posição pré-definida e a embarcação retirou-se, ficando só elementos das autoridades", revelou o comandante do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.