Nona jornada da I Liga começa com jogo entre encarnados e o Tondela, em Aveiro
O Benfica chega na sexta-feira à nona jornada da I Liga de futebol, com um dos seus piores registos nos últimos anos, agravado com a derrota no Estádio da Luz com o Sporting (3-0).
Nem nos seus piores pesadelos os adeptos encarnados podiam imaginar que o rival, que não vencia na Luz desde 2006 e por esta margem desde 1948, pudesse provocar tão grande estrago, numa época em que Jorge Jesus passou a treinar os leões.
Com menos um jogo no campeonato, face ao adiamento do jogo com o União da Madeira, da sétima jornada, o Benfica procura na visita ao Tondela, em Aveiro, não só a sua primeira vitória fora, mas recuperar o brio e levantar-se do tapete.
É preciso recuar até 2010/11, no segundo ano de Jesus no Benfica, para ver um tão mau início de época das águias no campeonato, quando então tinham três derrotas e cinco vitórias em oito jogos e numa temporada em que falhariam o título.
Esta época, o Benfica perdeu fora com Arouca (1-0) e FC Porto (1-0) e em casa com o Sporting (3-0), o que faz com que a equipa de Rui Vitória esteja obrigada a vencer, quando já tem oito pontos de atraso (e menos um jogo disputado) para o líder Sporting.
A realidade é que os leões deram uma lição na Luz e consubstanciaram as palavras do seu técnico, que são candidatos ao título, conseguindo para já a liderança isolada na Liga, após uma jornada em que o FC Porto empatou e caiu para segundo.
A equipa recebe no sábado em Alvalade o Estoril-Praia (7.º), um adversário difícil, mas num momento em que o Sporting está muito motivado e tem tudo para somar mais três pontos, numa ronda em que entra em campo depois do FC Porto.
Os dragões, que empataram na última jornada em casa com o Sporting de Braga (0-0), jogam às 18:30 de sábado, com a visita ao União da Madeira (15.º, com menos um jogo, em atraso com o Benfica).
O União é uma das equipas promovidas, mas a Madeira tem sido difícil para os dragões, não só pelas dificuldades com o Marítimo, mas também com o Nacional, na Choupana, onde está sem vencer há duas épocas e em Agosto não foi além de um empate a um golo nos Barreiros, com o Marítimo.
Ainda no sábado, às 16:15, o Sporting de Braga (4.º) recebe na Pedreira o Belenenses (10.º).
Para domingo estão agendados quatro jogos, entre os quais o do Moreirense (18.º), a única equipa que ainda não venceu e que visita a Académica (17.º), ligeiramente acima, mas que apenas pontuou nas duas últimas jornadas (um triunfo e um empate).
Em bom momento tem estado o Rio Ave, de Pedro Martins, que segue no terceiro lugar do campeonato (quatro vitórias, três empates e uma derrota), e recebe em Vila do Conde o Nacional (12.º, duas vitórias, dois empates e quatro derrotas).
Outra equipa a fazer um bom arranque é o Vitória de Setúbal (6.º), que recebe o Arouca (9.º), num dia que encerra com a recepção do Boavista (11.º) ao Marítimo (13.º).
Na segunda-feira, no fecho da nona jornada, disputa-se na Mata Real o jogo entre Paços de Ferreira (5.º) e Vitória de Guimarães (14.º), com Sérgio Conceição, que substituiu nos vimaranenses Armando Evangelista, ainda à procura da primeira vitória.
Programa da nona jornada
Sexta-feira, 30 de Outubro:
Tondela - Benfica, 20h30 (SportTV).
Sábado, 31 de Outubro:
Sporting de Braga -- Belenenses, 16h15 (SportTV).
União da Madeira -- FC Porto, 18h30 (SportTV).
Sporting -- Estoril-Praia, 20h45 (SportTV).
Domingo, 1 de Novembro:
Académica -- Moreirense, 16h00.
Vitória Setúbal -- Arouca, 16h00.
Rio Ave -- Nacional, 16h00.
Boavista -- Marítimo, 19h15 (SportTV).
Segunda-feira, 2 de Novembro:
Paços de Ferreira -- Vitória de Guimarães, 20h00 (SportTV).
Benfica à procura de vitória fora após descalabro do dérbi
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".