Sábado – Pense por si

BE: 27 de Setembro ou 04 de Outubro são datas "aconselháveis"

Catarina Martins considerou que as eleições devem ser “num período de vida normal, ou seja, já com o ano lectivo iniciado”

O BE indicou esta terça-feira que 27 de Setembro ou 04 de Outubro são as datas "aconselháveis" para a realização das eleições legislativas, sublinhando a necessidade de ocorrerem o mais cedo possível, mas também num "período de vida normal".

 

"Consideramos que as eleições devem ser marcadas a 27 de Setembro ou a 04 de Outubro, que são as datas que são simultaneamente o mais cedo possível, mas também fazem as eleições serem num período de vida normal, ou seja, já com o ano lectivo iniciado", afirmou a porta-voz do BE, Catarina Martins.

 

Catarina Martins, que falava aos jornalistas no final de uma audiência com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que está hoje a ouvir os partidos com vista à marcação da data das próximas eleições legislativas, disse que para o BE essas são as "datas aconselháveis" para a realização do acto eleitoral.

 

"É importante que as eleições decorram o mais cedo possível, mas também decorram numa normalidade do quotidiano", enfatizou.

 

Antes do BE, o Presidente da República já tinha ouvido o partido ecologista Os Verdes, que manifestou preferência pelo mês de Outubro para a realização das eleições legislativas.

 

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas terão de se realizar entre os dias 14 de Setembro e 14 de Outubro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.