Sábado – Pense por si

Bagdade: Atentado do Daesh faz mais de 60 mortos

O autoproclamado Estado Islâmico reivindicou o atentado que ocorreu hoje de manhã num mercado em Sadr City, Bagdade, onde explodiu um carro armadilhado

Mais uma manhã de terror na capital do Iraque. Pelo menos 64 pessoas morreram e 87 ficaram feridas na sequência de um atentado que atingiu um mercado de Bagdade, disseram à agência France Press fontes médicas da capital iraquiana.

A explosão de um camião armadilhado atingiu às 07h00 (hora de Lisboa) um mercado xiita de Sadr City, no norte da capital iraquiana, tendo provocado também grandes danos materiais.

O ataque terrorista não foi reivindicado até ao momento, mas as autoridades admitem que o grupo extremista Estado Islâmico possa ser o responsável pelo atentado.

Em fevereiro passado, 55 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na sequência de um duplo atentado suicida no bairro de Sadr City e cuja autoria foi assumida pelo grupo extremista.

Images of the earlier bombings in Sadr City, Baghdad. #Iraq pic.twitter.com/SSsIVTjZxF

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.