Sábado – Pense por si

Austrália: Avião cai e mata dois em frente a milhares de pessoas

Show aéreo celebrava o dia nacional em Perth. Aparelho podia ter vitimado muito mais pessoas, relembram autoridades

Duas pessoas morreram depois de um pequeno avião se ter despenhado na quinta-feira num rio na Austrália diante do olhar de milhares de espectadores reunidos para assistir a umshow aéreo pelo feriado nacional.

Imagens difundidas nas redes sociais mostram o hidroavião Grumman G-73 Mallard a sobrevoar o rio Swan, em Perth, na quinta-feira, no âmbito das celebrações do Dia da Austrália, antes de cair na água.

A polícia australiana confirmou hoje a morte do piloto "muito experiente" Peter Lynch, de 52 anos, e do seu parceiro indonésio, de 30 anos, Endah Cakrawati.

"Graças a Deus que [o aparelho] caiu na água e naquele local", declarou hoje, aos jornalistas, o comissário interino da polícia da Austrália ocidental, Stephen Brown, ao recordar que na margem estavam reunidas milhares de pessoas e que, mais a oeste, na água, estavam muitos barcos, também com espectadores a bordo.

O pequeno avião participava numshowaéreo que antecedia fogo-de-artifício, cujo espectáculo, que devia atrair mais de 300 mil pessoas, foi cancelado na sequência do acidente.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.