Sábado – Pense por si

Austrália: Avião cai e mata dois em frente a milhares de pessoas

27 de janeiro de 2017 às 08:36
As mais lidas

Show aéreo celebrava o dia nacional em Perth. Aparelho podia ter vitimado muito mais pessoas, relembram autoridades

Duas pessoas morreram depois de um pequeno avião se ter despenhado na quinta-feira num rio na Austrália diante do olhar de milhares de espectadores reunidos para assistir a umshow aéreo pelo feriado nacional.

Imagens difundidas nas redes sociais mostram o hidroavião Grumman G-73 Mallard a sobrevoar o rio Swan, em Perth, na quinta-feira, no âmbito das celebrações do Dia da Austrália, antes de cair na água.

A polícia australiana confirmou hoje a morte do piloto "muito experiente" Peter Lynch, de 52 anos, e do seu parceiro indonésio, de 30 anos, Endah Cakrawati.

"Graças a Deus que [o aparelho] caiu na água e naquele local", declarou hoje, aos jornalistas, o comissário interino da polícia da Austrália ocidental, Stephen Brown, ao recordar que na margem estavam reunidas milhares de pessoas e que, mais a oeste, na água, estavam muitos barcos, também com espectadores a bordo.

O pequeno avião participava numshowaéreo que antecedia fogo-de-artifício, cujo espectáculo, que devia atrair mais de 300 mil pessoas, foi cancelado na sequência do acidente.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.