Sábado – Pense por si

Artistas lamentam a morte de George Michael

26 de dezembro de 2016 às 08:35
As mais lidas

O músico Elton John, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, e o comediante Ricky Gervais estão entre os que já lamentaram, nas redes sociais, a morte do músico inglês George Michael

O músico Elton John, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, e o comediante Ricky Gervais estão entre os que já lamentaram, nas redes sociais, a morte do músico inglês George Michael, no domingo, aos 53 anos.

"É triste ouvir que George Michael morreu. Era um artista excepcional e um grande apoiante dos direitos dos LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero] e dos trabalhadores", afirmou Jeremy Corbyn através do Twitter.

Também a primeira-ministra da Escócia, Nicola Surgeon, usou o Twitter para expressar tristeza pela morte de um ídolo de adolescência, e precisamente num dia de Natal passado com a família.

Osmedia britânicos dão conta de outras reacções de artistas, como o guitarrista Brian May, incrédulo com a notícia, e Elton John que se manifestou "em choque" por ter perdido "um querido amigo, o mais bondoso, a alma mais generosa e um artista brilhante".

O músico e produtor Mark Ronson escreveu que George Michael era um dos verdadeiros artistas britânicos, muito mais do que um "fenómeno pop mundial". "Muitos de nós estamos em dívida para com ele", lê-se no Twitter.

A apresentadora de televisão Ellen DeGeneres, os músicos Brian Wilson e Bryan Adams estão entre outros nomes que lamentaram a morte de George Michael.

Georgios Kyriacos Panayiotou, de seu nome de baptismo, brilhou como membro do duo Wham e como solista ao longo de uma carreira na qual vendeu mais de 100 milhões de discos, que inclui temas que se tornaram clássicos da música pop comoCareless Whisper,Wake me up before you go-go ouLast Christmas.

George Michael, de ascendência grega, conquistou nome na indústria musical por mérito próprio, ainda que com o passar dos anos, os problemas com a lei e a sua relação com as drogas começassem a ganhar terreno aos seus álbuns e concertos na comunicação social.

A última vez que os seus temas estiveram no "top-10" no Reino Unido foi em 2004, comFlawless (Go To The City) eAmazing e, quatro anos depois, anunciava a intenção de retirar-se dos palcos, embora três anos mais tarde tivesse retomado a actividade.

Filho de pai grego-cipriota e de mãe britânica, Georgios Kyriacos Panayiotou, nasceu a 25 de Julho de 1963 no bairro de East Finchley, no norte de Londres.

George Michael saltou para a fama no início da década de 1980, depois de formar o duo Wham, com o seu companheiro de escola Andrew Ridgeley, com o qual conquistou êxito atrás de êxito comClub Tropicana,Young Guns (Go For It) ouLast Christmas.

Em 1985 os Wham tornaram-se a primeira banda pop ocidental a dar dois espectáculos na China comunista, numa altura em que ainda se encontrava muito fechada ao exterior, liderada pelo líder reformista Deng Xiaoping.

Em 1986 saiu o último álbum do duoThe Edge of Heaven, que voltou a ser um êxito de vendas, e com o qual fizeram uma série de concertos no estádio de Wembley.

Foi depois o início da sua carreira a solo, tendo feito duetos com artistas como Aretha Franklin, Elton John e com a banda Queen.

O seu primeiro álbum como solistaFaith foi um êxito de vendas em 1988, embora tenha aberto uma batalha legal entre o músico e a editora Sony, da qual George Michael tentava sair.

Em 1998 também o seu nome começou a aparecer nosmedia pelas piores razões, depois de anos em que se recusou a falar sobre a sua alegada homossexualidade, foi detido por atentado ao pudor na Califórnia, nos Estados Unidos.

O incidente foi posteriormente parodiado no videoclipOutside pelo próprio músico que veio a declarar abertamente ser homossexual, bem como a revelar a relação com o norte-americano Kenny Goss.

Em 2006 voltou a protagonizar as páginas dos jornais pelas piores razões depois de ser detido pela polícia londrina por dormir ao volante do seu BMW, embriagado e supostamente sob o consumo de canábis.

Dois anos depois voltou a ser detido por posse de cocaína e outras substâncias, tendo em 2010 recebido uma sentença de oito semanas de prisão por um incidente no qual foi com o seu automóvel de encontro a uma loja no norte de Londres.

Em 2011, anunciou oficialmente o fim da sua problemática relação de 15 anos com Kenny Goss, embora tenha assegurado que se tinham separado dois anos antes e, em 2012, tentou relançar a sua carreira ao cantar na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres.

Durante a última década da sua vida teve alguns problemas de saúde, tendo estado à beira da morte em 2011 devido a uma pneumonia, tendo sido obrigado uma traqueotomia.

O músico, que chegou a ser notícia também pelos problemas com consumo de droga, actuou a solo apenas uma vez em Portugal, em 2007 no Estádio Municipal de Coimbra, por ocasião dos 25 anos de carreira.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.