Sábado – Pense por si

Apple, Facebook e Microsoft pagarão o mesmo a homens e mulheres

29 empresas norte-americanas comprometeram-se e aliaram-se à iniciativa do presidente Barack Obama

Pelo menos 29 empresas norte-americanas, incluindo a Apple, Microsoft e Facebook, comprometeram-se sexta-feira a pagar igual salário a homens e mulheres, juntando-se à iniciativa do Presidente dos Estados Unidos para promover a igualdade salarial no país.

Além daquelas três empresas, comprometeram-se hoje também a reduzir a diferença salarial entre homens e mulheres a Coca-Cola, General Motors, Nike, Visa, linha aéreas Delta, a cadeia de hotéis Hilton, a rede social Linkedin e a divisão do IKEA dos Estados Unidos, referiu, em comunicado, a Casa Branca.

"Em 2016, uma mulher ganhava 79 cêntimos por cada dólar ganho por um homem" nas empresas norte-americana, disse a directora de política doméstica norte-americana, Cecilia Moniza, numa mensagem divulgada no blogue oficial da Presidência dos Estados Unidos.

"Aquele número baixa para os 64 cêntimos nas mulheres afro-americanas, os 59 cêntimos nas nativas americanas e para os 54 cêntimos nas latinas", acrescentou.

Com o anúncio de hoje, já são mais de 50 empresas que se comprometeram a fazer uma "análise anual sobre os pagamentos" dos funcionários em ambos os géneros e "rever os seus processos de contratação e promoção" de trabalhadores, refere a Casa Branca.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.