Sábado – Pense por si

Alemanha. Desmantelada rede de recrutamento para o ISIS

08 de novembro de 2016 às 13:23
As mais lidas

O presumível líder do grupo é um iraquiano de 32 anos e a rede organizava cursos de árabe e sobre teses islamitas radicais para recrutar jihadistas. Uma família terá partido para a Síria

As autoridades alemãs anunciaram, esta quinta-feira, a detenção de cinco pessoas acusadas de montarem uma rede "salafita-jihadista" que conseguiu recrutar pelo menos uma família para combater pelo Estado Islâmico. 

O presumível líder do grupo é um iraquiano de 32 anos, identificado como Ahmad Abdulaziz Abdullah A. e conhecido como "Abou Walaa". Os seus quatro presumíveis cúmplices são um turco de 50 anos, Hasan C., um germano-sérvio de 36 anos, Boban S., um alemão de 27 anos, Mamoud O., e um Camaronês de 26 anos, Ahmed F. Y.

"O objectivo da rede [de Abou Walaa] era enviar recrutas para o Estado Islâmico", informou a procuradoria federal, encarregada dos casos de terrorismos, em comunicado.

Para isso, os suspeitos organizavam cursos de árabe e sobre teses islamitas radicais."Está provado que a rede de Abdulaziz Abdullah A. enviou para o EI na Síria pelo menos um jovem e toda a sua família", acrescentou a mesma fonte.

Segundo números apresentados em maio pelos serviços de informação alemães, um total de 820 islamitas deixaram a Alemanha com destino à Síria e ao Iraque.

Cerca de um terço já regressaram e outros 140 foram mortos, pelo que se estima que cerca de 420 estejam ainda em território sírio ou iraquiano.

A Alemanha tem sido poupada a grandes ataques do EI, como os que atingiram Paris ou Bruxelas, mas vários ataques foram cometidos recentemente por pessoas isoladas, nomeadamente refugiados chegados no afluxo migratório de 2015.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.