NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
As forças de segurança iraquianas detiveram um adolescente, que transportava à cintura um cinto de explosivos
O ataque frustrado no domingo à noite é o último de uma série de incidentes de segurança em Kirkuk e surgiu um dia depois de um bombista suicida adolescente - entre 12 e 14 anos - ter causado pelo menos 54 mortos e 94 feridos, entre os convidados de um casamento na cidade turca de Gaziantep.
"As forças policiais conseguiram travar um bombista suicida que tinha um cinto de explosivos. Ele nasceu em 2001", disse o chefe da polícia de Kirkuk, general Khattab Omar Aref, aos jornalistas.
O responsável acrescentou que o rapaz planeava accionar o cinto num local de culto xiita em Kirkuk, a 240 quilómetros a norte de Bagdade.
Imagens transmitidas pela televisão mostraram o rapaz de mãos no ar enquanto elementos das forças de segurança removiam o cinto de explosivos.
Este incidente foi um de quatro registados em Kirkuk no mesmo dia. Num dos incidentes, um polícia alvejou um bombista suicida que tentava entrar num templo xiita.
"As forças policiais conseguiram frustrar uma operação terrorista que podia ter causado vítimas e uma catástrofe na província", declarou à agência noticiosa France Presse (AFP) o governador de Kirkuk, Najmeddin Karim.
Em Kirkuk, onde a segurança está sob controlo curdo, residem comunidades de turcomanos, sunitas e xiitas árabes.
Aref disse que os atacantes envolvidos na última série de incidentes entraram recentemente em Kirkuk, provenientes de Mosul, o último grande bastião do grupo extremista Estado Islâmico (EI).
O EI tem usado com frequência crianças, que treina de muitos novos no seu auto-proclamado califado na Síria e no Iraque, para perpetrar atentados suicidas.
Vários responsáveis militares, incluindo da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que combate o EI, disseram que o grupo extremista recorre cada vez mais a combatentes menores de idade, na sequência de uma série de derrotas.
A carregar o vídeo ...
Adolescente com cinto de explosivos detido no Iraque
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.