Secções
Entrar

Vítimas da Guerra Civil espanhola vão ser exumadas do Vale dos Caídos

09 de maio de 2016 às 17:47

A justiça autorizou pela primeira vez a exumação dos corpos de dois combatentes republicanos fuzilados e enterrados no mausoléu onde está o ditador Francisco Franco

O tribunal de San Lorenzo de El Escorial, município da região de Madrid, Espanha, no qual está instalado o monumento aos mortos da guerra civil, ordenou num decreto datado do dia 30 de Março, "a devolução dos restos mortais dos irmãos Lapeña Altabas à sua parente Maria Purificacion Lapeña Garrido depois das suas identificações para lhes dar uma sepultura digna."

A decisão vem quase 80 anos depois do início da guerra civil hispânica, que decorreu ente Julho de 1936 e Março de 1939.

O Vale dos Caídos foi construído entre 1940 e 1958 pelo regime nacionalista franquista e abriga os corpos de milhares de vítimas da guerra civil, nacionalistas e republicanos, entre os quais o do próprio ditador, Francisco Franco.

Maria Purificacion Lapeña Garrido pediu, em Setembro de 2015, ao tribunal daquele município a exumação dos corpos do avô e do tio-avô, Manuel e Antonio-Ramiro Lapeña Altabas.

Ambos militantes anarquistas, os irmãos foram fuzilados e enterrados em Aragão numa vala comum em 1936. Em 1959, os seus restos mortais foram transferidos para o monumento sem o consentimento da família.

Várias dezenas de milhares de desaparecidos, mortos durante a guerra civil ou a repressão que surgiu depois da vitória de Francisco Franco, jazem ainda em valas comuns. Em 2007, sob um governo socialista, foi votada uma lei para a memória histórica que permite às autoridades públicas ajudarem as famílias a encontrar e recuperar os corpos das vítimas.

O governo de Mariano Rajoy, no poder desde 2011, recusa financiar esta lei que acusa estar a abrir feridas do passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela