Secções
Entrar

Ucrânia bloqueia "Facebook russo" como sanção a Moscovo

16 de maio de 2017 às 11:24

As novas sanções impostas pela Ucrânia bloqueiam o acesso a vários serviços russos na Internet dentro do país. A ordem foi dada pelo presidente ucraniano

A Ucrânia impôs esta terça-feira novas sanções contra a Rússia, que acusa de apoiar a rebelião separatista no leste ucraniano, bloqueando o acesso a vários serviços russos na Internet muito populares no país.

Anunciadas num decreto divulgado nositeda presidência, as medidas visam as redes sociais VKontatke (VK), designada o "Facebook russo" e que terá mais de 15 milhões de utilizadores ucranianos, e Odnoklassniki e o portal Mail.ru.

As três empresas são controladas pelo milionário russo Alicher Usmanov.

As sanções visam também o grupo Yandex, que possui um motor de busca muito popular, e vários meios de comunicação social, como as cadeias televisivas REN TV, TV Centr, NTV Plus, VGTRK, a rádio Nashe e a agência de notícias RBC, afetando mais de 450 empresas.

Além do bloqueio do acesso aos serviços, os activos das empresas na Ucrânia são congelados e as suas operações comerciais e financeiras são restringidas.

As medidas tomadas pelo presidente Petro Poroshenko, que têm também como alvo os antivírus dos laboratórios Kaspersky, ampliam as já tomadas contra Moscovo após a sua anexação da península ucraniana da Crimeia em Março de 2014, seguida do conflito no leste da Ucrânia com separatistas pró-russos.

Os combates no leste ucraniano causaram mais de 10.000 mortos em três anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela