Secções
Entrar

Tarifas: EUA revela que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Lusa 13 de julho de 2025 às 11:36

Trump anunciou no sábado, através de cartas publicadas na sua plataforma Truth Social, a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da UE e do México, a partir de 01 de agosto.

A Casa Branca revelou no sábado que as novas tarifas de 30% sobre a União Europeia (UE) e o México não serão adicionadas às já existentes sobre automóveis, de acordo com o New York Times e a CNN.

trump tarifas eua

As taxas comerciais, que entrarão em vigor em 01 de agosto, não se aplicarão às atuais tarifas de 25%, nem se aplicarão a produtos abrangidos pelo Acordo México-EUA-Canadá (T-MEC), de acordo com um alto funcionário da Casa Branca citado sob anonimato pelo jornal New York Times, uma notícia corroborada pela cadeia de televisão CNN.

O T-MEC está em vigor desde julho de 2020, no primeiro mandato do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Tal como acontece com o Canadá, que terá uma taxa de 35%, os produtos mexicanos que cumprem as regras do T-MEC também estarão isentos, de acordo com funcionários da administração norte-americana.

Trump indicou em cartas à homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que as novas taxas são "separadas das tarifas setoriais", nomeadamente os 25% sobre a indústria automóvel e 50% sobre o aço e o alumínio.

No entanto, os funcionários citados pela imprensa norte-americana também alertaram para o facto de a decisão final caber sempre a Trump, pelo que este pode, a qualquer momento, mudar de ideias e aplicar tarifas comerciais cumulativamente, em vez de separadamente.

Para já, os Estados Unidos aplicam direitos aduaneiros de 10% a todos os produtos provenientes da UE, além dos direitos sobre os veículos, o aço e o alumínio.

Os produtos provenientes do México fora do T-MEC pagam atualmente 25% de tarifas justificadas pela administração Trump pelo fluxo de migrantes e drogas, em particular o fentanil, algo que afeta cerca de 17% das exportações mexicanas para os Estados Unidos, de acordo com o Banco Base do México.

O México foi o principal país de origem das importações para os EUA em 2024, com um valor de quase 506 mil milhões de dólares, de acordo com o Gabinete do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla inglesa).

Por seu lado, a União Europeia, como bloco, exportou mais de 606 mil milhões de dólares em bens para os Estados Unidos em 2024, de acordo com o USTR.

Trump anunciou no sábado, através de cartas publicadas na sua plataforma Truth Social, a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da UE e do México, a partir de 01 de agosto.

"A partir de 01 de agosto de 2025, cobraremos da União Europeia uma tarifa de apenas 30% sobre os produtos da UE enviados aos Estados Unidos, independentemente de todas as tarifas setoriais", lê-se na carta publicada na Truth Social e endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela