Secções
Entrar

Putin assina lei que aboliu limite de idade para servir no exército

28 de maio de 2022 às 12:57

Deputados russos justificam medida garantindo que há especialistas interessados em participar na campanha militar na Ucrânia mas que até agora não tinham sido chamados porque a lei não o permitia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei que aboliu o limite de idade para servir no exército, numa altura em que a Rússia está em guerra com a Ucrânia, noticiou a agência oficial TASS.

A nova lei tinha sido aprovada pelas duas câmaras do parlamento russo no início desta semana e, segundo os seus autores do partido governamental Rússia Unida, o objetivo é permitir que todas as pessoas em idade ativa assinem o primeiro contrato profissional com as Forças Armadas.

Na nota explicativa, os deputados do partido governamental explicam que o uso de armas de precisão e pesadas requer "especialistas altamente qualificados", cuja idade ronda normalmente os 40-45 anos.

Atualmente, o limite de idade para assinar o primeiro contrato com o exército da Rússia é de 18 a 40 anos para os cidadãos russos, e de 18 a 30 anos para os estrangeiros. Segundo os deputados russos, há especialistas interessados em participar na campanha militar na Ucrânia, mas até agora não podiam ser chamados porque a lei não o permitia.

Os proponentes negaram que a nova lei signifique, na realidade, uma "mobilização virtual" da população face à "operação militar especial" na Ucrânia, como Moscovo chama à guerra que trava no país vizinho.

Alguns meios de comunicação social da Rússia noticiaram que a nova lei permitirá que os russos possam servir no exército até aos 65 anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela