Secções
Entrar

PSD diz que autarquias podem gastar menos e fazer mais

17 de novembro de 2016 às 08:45

O líder do PSD defendeu que a transferência de mais competências para as autarquias poderá representar a prestação de um melhor serviço aos cidadãos a mais baixo custo, nomeadamente nas áreas da educação e da saúde

O líder do PSD defendeu que a transferência de mais competências para as autarquias poderá representar a prestação de um melhor serviço aos cidadãos a mais baixo custo, nomeadamente nas áreas da educação e da saúde.


"Achamos que há a possibilidade da administração local e as formas de organização da administração local, como são as comunidades intermunicipais poderem receber competências da administração central e poderem entregar aos cidadãos um melhor serviço a um custo mais baixo do que aquele que se consegue à escala nacional", afirmou o presidente social-democrata, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, em Paço de Arcos, Oeiras.

Contudo, acrescentou, a transferência de mais competências terá de ser acompanhada pela transferência do "dinheiro adequado para realizar essas competências".

Segundo o líder do PSD, um dos "três blocos" de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 que os sociais-democratas vão apresentar está precisamente relacionado com o "processo de descentralização".

De acordo o DN e a TSF, o PSD vai propor que parte da receita do IVA reverta para as autarquias de modo a financiar novas competências dos municípios e/ou das entidades intermunicipais.

"Isso não significa mais despesa publica, nem mais impostos, significa redistribuir aquilo que existe", sublinhou Passos Coelho, insistindo que as autarquias têm uma maior proximidade às pessoas e podem prestar um bom serviço na área da saúde, nomeadamente nos cuidados de saúde primários, na área da educação estendendo a cooperação que já existe ao terceiro ciclo do ensino básico e ao secundário, e até nas áreas do apoio social e da cultura.

"Isso exigirá que o Estado transfira uma parte dos recursos que utiliza para prestar hoje esses serviços para as instituições que os irão prestar, neste caso para as autarquias ou para a comunidades intermunicipais", frisou.

Além deste "bloco de propostas", adiantou o líder do PSD, serão apresentadas propostas no domínio da atracção do investimento e um outro bloco que tem que ver com a sustentabilidade dos sistemas de Segurança Social, quer dos sistemas de pensões, quer com aquilo que está relacionado com o apoio social.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela