Secções
Entrar

Papa: Para viver, Europa precisa de recuperar ideais dos fundadores

24 de março de 2017 às 18:40

"Quando um corpo perde o sentido de direcção e não é mais capaz de olhar em frente, sofre um retrocesso e, a longo prazo, arrisca-se a morrer", afirmou Francisco

O papa Francisco afirmou hoje, por ocasião das celebrações dos 60 anos dos Tratados de Roma, que a Europa "arrisca-se a morrer" se não voltar a encontrar os ideais dos pais fundadores do projecto europeu como "a solidariedade".

O papa falava no Vaticano diante dos 27 líderes europeus que vão participar no sábado em Roma nas comemorações do 60.º aniversário dos Tratados fundadores da União Europeia (UE), numa cerimónia na qual vão adoptar uma declaração sobre o futuro da Europa.

"Quando um corpo perde o sentido de direcção e não é mais capaz de olhar em frente, sofre um retrocesso e, a longo prazo, arrisca-se a morrer", declarou Francisco.

A celebração dos Tratados de Roma ocorre num contexto particularmente difícil para a UE, que se prepara para, pela primeira vez, perder um Estado-membro, o Reino Unido, tendo lugar quatro dias antes de Londres enviar para Bruxelas a notificação de activação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que desencadeará as negociações para a concretização do 'Brexit', um dos maiores reveses da história da União.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela